SAÚDE: Núcleo de vigilância intensifica o combate a dengue

Serra Talhada continua apresentando números favoráveis no que diz respeito a infestação da Dengue, no entanto, com a chegada das chuvas, combinado ao mesmo tempo com a incidência de sol forte, cria-se um ambiente favorável para proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença, e isto preocupa o Núcleo de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) que resolveu emitir um alerta para se redobrarem os cuidados no combate ao mosquito.

Segundo Aron Lourenço. coordenador do Núcleo de Vigilância, de janeiro a março deste ano,  apenas 15 casos de dengue foram notificados no município, sendo que destes 6 foram confirmados. Agora em abril já foram notificados 17 casos com 9 confirmações, este aumento brusco assustou a Secretaria que de imediato procurou intensificar ainda mais os trabalhos de campo.

"Os bairros com  maiores notificações são: Cohab, Mutirão, Ipsep e Vila Militar, em outros bairros também tive aumento, mas estes são os mais críticos", disse Aron, ao mesmo tempo que aproveitou para lembrar que o principal aliado nesta luta é o próprio cidadão que deve ficar atento e não permitir o acúmulo de água parada, vasilhas, tipo pote margarina, pneus e garrafas nos quintais de casa.

"Cada cidadão pode se transformar em um agente e, ao primeiro sinal de "cabeça de prego" nos reservatórios de água, independente do agente já ter passado, pode acionar o Núcleo de Vigilância, basta ligar para o número 3831.3938, nosso plantão é de 24 horas", informa Lourenço.

Fonte - Papiro Comunicação e Marketing

Comentários