Manter casa aquecida pode aumentar peso, diz pesquisa.

 

De acordo com um estudo feito por cientistas holandeses, o sistema automático de calefação domiciliar, comum na Europa, pode estimular o ganho de peso, já que, nessas condições, o corpo não precisaria queimar calorias extras para manter-se aquecido.
Segundo pesquisadores do centro médico da Universidade de Maastricht, na Holanda, 19º Celsius é uma temperatura ideal e suficiente para proporcionar o equilíbrio certo ao organismo.
Alguns estudiosos argumentam que diminuir o termostato do sistema de aquecimento pode fazer com que as pessoas comecem a comer mais.
Tal ideia de perda de peso está relacionada com o balanço de energia: pessoas ganharão mais peso se ingerirem mais calorias do que conseguem queimar no dia a dia.
O estudo mostra que 90% das pessoas passam a maior parte do tempo em lugares fechados e, por isso, mantém os ambientes aquecidos para maior conforto. Isso faz com que o corpo não precise trabalhar para controlar sua temperatura.
Wouter van Marken Lichtenbelt, responsável pela pesquisa, explicou que, no frio ameno, a capacidade de queimar calorias aumenta em 6%. A longo prazo, pode fazer a diferença. Sem dúvida, isso pode ser uma grande ajuda, combinado com mudanças na alimentação e prática de exercícios.
Dois em cada três adultos no Reino Unido são classificados como 'acima do peso' ou obesos. No Brasil, mais de 50% da população já tem sobrepeso. A obesidade é um problema crescente em todo o mundo.
Michael Daly, que pesquisa o assunto na Universidade de Stirling, na Escócia, disse que se você não compensasse (a redução de temperatura) perderia peso.
— Mas não é o que acontece. Você vai querer comer uma barra de chocolate. É assim que funciona. Além disso, estudos mostram que, em baixas temperaturas e em lugares fechados, estamos mais propensos a sofrer derrames.

Ele é responsável por uma pesquisa feita em 100 mil lares na Inglaterra. O estudo ressalta que pessoas que moram em casas aquecidas acima de 23 graus Celsius tendem a ser um pouco mais magras do que as demais. Nessa situação, o corpo precisa perder calor e a sudorese aumenta a energia.
Segundo ele, altas temperaturas reduzem o apetite e a quantidade de comida ingerida.


Fonte: R7.

Comentários