Inscrições para 6 mil vagas de cursos profissionalizantes começam na segunda-feira

Qualificação sem limites. É com esse objetivo que a secretaria de Juventude e Qualificação Profissional da Prefeitura do Recife, anuncia a abertura das inscrições na próxima segunda-feira (03), para aproximadamente 6 mil vagas de cursos profissionalizantes disponíveis na rede de escolas da pasta. As matrículas deverão ser feitas na internet, pelo site www.recife.pe.gov.br. O anúncio foi feito pela secretária Marília Arraes, na manhã desta quinta-feira (30), na sede da Prefeitura do Recife (PCR), no bairro do Recife, área Central da cidade.
Cursos de mecânica de bicicleta e empreendedorismo, garçom e barman se intregram aos demais 20 cursos profissionalizantes. As aulas tem início no dia 10 de março, e os interessados precisão ficar atentos pois as inscrições encerram-se no dia 10 de fevereiro.  Os cursos profissionalizantes são gratuitos e voltados para os setores de serviço, indústria, idiomas e comércio. As aulas têm a duração entre três e seis meses. Para se inscrever os candidatos precisão ter idade mínima de 16 anos e sem limite de idade, mas a seleção não exige nível de escolaridade.
A secretária da pasta de Juventude e Qualificação Profissional do Recife explica que a iniciativa de oferecer essas vagas para cursos de qualificação é realizada regulamente de forma semestral pela Prefeitura do município. "Não é programa do Governo Federal nem um tipo de convênio com outro órgão. O que existe é uma rede municipal de ensino profissionalizante que o município de Recife possui. Neste semestre estamos oferecendo este quantitativo de vagas como algumas alterações. A principal é que o processo de inscrição será online, visando facilitar a vida dos candidatos", destacou. A gestora ressalta que para os três novos cursos serão oferecidas 40 vagas para cada um. 
No site de inscrição, os interessados optam pelo curso desejado. A Secretaria orienta ainda que seja dada a preferência à unidade mais próxima da residência do candidato. Para efetivar a matrícula, os candidatos devem procurar a escola profissionalizante escolhida, entre os dias 11 e 14 de fevereiro, munidos de originais e cópias da carteira de Identidade, CPF e um comprovante de residência. Os interessados que não confirmarem as suas matrículas terão suas vagas disponíveis oferecidas no remanejamento da seleção que ocorre nos dias 18 e 21 de fevereiro.

Bicicleta
    Com o aumento de bicicletas em demanda no mercado, a cidade do Recife cada vez mais conta com um grande fluxo de ciclistas que aproveitam o incentivo de equipamentos de lazer, como por exemplo, a ciclofaixa aos domingos e feriados. Pensando nisso que a pasta de Juventude e Qualificação Profissional do Recife oferece vagas para o curso de mecânica de bicicleta e empreendedorismo. De acordo com dados da Associação Metropolitana de Ciclistas do Grande Recife (Ameciclo), a demanda por peças de bicicleta teve um acréscimo de 27% nos últimos meses. Já oferta por serviços de manutenção nas bikes aumentou 42,5%.

    Comentários