Com o ritmo quente do frevo, Serra Talhada dá boas vindas a mais um médico Cubano




Primeiro foi o xaxado, depois o côco de roda e em seguida o maracatu, com estes ritmos o Governo de Serra Talhada recepcionou três médicos cubanos que atendem hoje nos bairros Vila Bela, São Cristóvão e Mutirão. Na noite desta segunda-feira (27), foi a vez do ritmo quente do autêntico frevo pernambucano para recepcionar a mais nova médica cubana no município, a da Dra. Geima Alvarez que atenderá na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro do Alto da Conceição.
A médica foi recepcionada num evento realizado pela Prefeitura de Serra Talhada em frente a própria UBS onde prestará seus serviços e contou com a participação da comunidade do bairro, de funcionários do município, secretários, médicos, empresários e diversas outras autoridades, e ainda dos vereadores: José Raimundo, presidente da Câmara, que na oportunidade se pronunciou e  afirmou: “sabemos do déficit de médicos no país, logo a chegada dos médicos cubanos é muito bem vinda, pois eles se somarão aos nossos médicos para atender as necessidades da população”. Se fizera,m presentes também os vereadores, Sinésio Rodrigues, Pinheiro do São Miguel, Jaime Inácio, Manoel Enfermeiro, Nailson Gomes e Agenor de Melo Lima.
Fazendo uso da Palavra a Dra. Geima Alvarez disse estar muito “grata pelo acolhimento da comunidade, e estou pronta para atender com muito carinha a todos”, declarou.
O secretário de Saúde do Município, Dr. Luiz Aureliano lembrou que a médica atenderá todos os dias na USB, “nos dois expedientes, acabando em definitivo com a necessidade de filas para fazer uma consulta. Ela estará aqui diariamente com vocês”, frisou e enfatizou: “estamos quebrando paradigmas. É preciso ter coragem para fazer mudanças, e o governo da Presidente Dilma teve esta coragem quando resolveu trazer os profissionais cubanos... e o prefeito Luciano Duque está tendo esta coragem quando implanta mudanças na saúde do município. São mudanças boas, que trazem benefícios para população”. Conclui Aureliano. Segundo o ele a médica já inicia seus trabalhos na Unidade a partir desta terça-feira (28).
O prefeito Luciano Duque, visivelmente feliz fez um detalhado discurso onde enumerou diversas ações do seu Governo em pouco mais de um ano. “Avançamos muito, e vamos avançar muito mais”, destacou ele.
Se referindo especificamente à saúde lembrou que já foram colocados médicos em todos os PSFs do município, das zona urbana e rural. “Nos distritos agora tem médico pelo menos uma vez por semana, e isso trás muitos benefícios para população da zona rural”. Lembrou também que é passado o tempo que “mulheres tinham que sair da cidade para fazer partos em outras localidades, como também quando alguém tinha que fazer alguma cirurgia fora, só nos últimos quatro meses já foram realizadas mais de 100 cirurgias eletivas, fruto de parcerias da prefeitura com o Hospam (Hospital Agamenom Magalhães) e através da rede particular conveniada”, disse Duque.
O prefeito comemorou achegada de  mais um  profissional cubano, lembrando que isso não desvaloriza o profissional brasileiro, “pelo contrário, temos o maior respeito pelos nossos médicos, mais os companheiros cubanos atuam como reforço no atendimento a atenção básica, e se atuarmos bem neste segmento, resolvemos cerca de 80% dos problemas de saúde no município. Nossa meta é cobrirmos em 100% todo território municipal no atendimento a atenção básica”, disse ele.

Fonte  e Fotos - Alejandro Garcia/Agência Papiro

Comentários