Sábado é o Dia D para a vacinação de crianças contra o sarampo

Amanhã sábado (30) será o Dia D na campanha de vacinação infantil contra o sarampo. A vacinação dos 15.650 alunos das 71 instituições do ensino fundamental I (53 creches e 18 Centros Municipais de Educação Infantil) da rede municipal começou na última segunda-feira (25). A ação pretende imunizar crianças de seis meses até cinco anos. A meta é que sejam vacinadas 92 mil crianças até o dia 6 de dezembro.

Os pais ou responsáveis devem levar os filhos para tomar a vacina mesmo que o cartão de vacinação esteja atualizado. Na campanha, será aplicada a tríplice viral, que integra o calendário básico e também protege contra rubéola e caxumba.

Esta é a segunda campanha extraordinária de vacinação contra o sarampo realizada neste ano pelo Ministério da Saúde. Entre 27 de julho e 30 de agosto, houve uma ação semelhante, voltada para 25 municípios. Algumas cidades que entraram na primeira campanha e nas quais houve boa resposta no bloqueio da transmissão não precisaram ser contempladas na segunda ação.

Ministério da Saúde
Recife está entre os municípios prioritários listados pelo Ministério da Saúde, juntamente com  Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Ipojuca, Moreno, Vitória de Santo Antão, Escada, Serinhaém, Caruaru, São Joaquim do Monte, Garanhuns, Petrolina, Condado e Goiana. Esses municípios merecem prioridade pelo fato de, nos últimos 3 meses, terem casos confirmados ou em investigação em seu território.  

Desde 2000, Pernambuco não registrava casos autóctones, ou seja, com transmissão ocorrida dentro do próprio território. Em abril de 2013, começaram os primeiros registros. Desde março, Recife teve 63 casos de sarampo notificados. Vinte e nove casos foram descartados e 15 estão em investigação. Entre os 19 confirmados, 53% são crianças menores de 1 ano.

Casos
De acordo com o Ministério da Saúde, os casos confirmados em Pernambuco apresentaram o vírus do sarampo do genótipo D8, um tipo viral que está circulando em países como Inglaterra, Estados Unidos, Canadá e China, onde há uma elevada incidência da doença. No Brasil, estados como São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina e Paraíba também apresentaram casos. A entrada de estrangeiros no país, potencializada pelos grandes eventos, facilita transmissão entre os territórios. Por isso, é importante manter a vacinação em dia e, assim, evitar a circulação do vírus em solo brasileiro. 

Sarampo         
É uma doença infecciosa aguda, causada por vírus, cuja transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias, como gotículas expelidas ao tossir, falar ou respirar. O período de incubação é, geralmente, de 10 dias, desde a data da exposição até o aparecimento da febre e de 14 dias até o início do exantema (erupção cutânea).
Sintomas: Caracteriza-se por febre alta, acima de 38,5°C, exantema generalizado, tosse, coriza, conjuntivite e manchas de Koplik (pequenos pontos brancos que aparecem na mucosa bucal, antecedendo ao exantema). A gravidade da doença varia segundo as condições socioeconômicas, apresentando evolução severa em populações carentes, desnutridos, pacientes vivendo em moradias superpopulosas, imunodeprimidos ou com tratamento de imunossupressão. As complicações mais comuns são pneumonia, otite, doenças diarréicas e neurológicas. Acomete principalmente crianças, com até cinco anos de vida.

A principal forma de prevenção do sarampo é a vacinação, por meio da vacina tríplice viral, disponível nos postos de saúde durante todo o ano.

Com informações da Secretaria de Saúde do Recife

Comentários