Celebração do Dia Nacional de Ação de Graças hoje no Cais da Alfândega


Depois de cinco anos, a festa de celebração ao Dia Nacional de Ação de Graças mudará de local neste ano em função da proibição da prefeitura da realização de eventos de grande circulação de pessoas no Marco Zero. O evento será realizado nesta quinta-feira (28), a partir das 18h, no Cais da Alfândega, reunindo nomes da música religiosa e artistas da música popular brasileira. Subirão ao palco para ressaltar a importância da gratidão e da confraternização Aline Barros, Elba Ramalho, padre João Carlos e Eliana Ribeiro. São esperadas mais de 200 mil pessoas na festa, que também será transmitida ao vivo via internet e ganhou uma música nesta edição, “Eterno Amanhecer”, composta pelo cantor Nando Cordel.

O evento tem como slogan 2013 “Digamos sempre obrigado, pois não conquistamos nada sozinhos” e terá início com a apresentação de dança do Balé Ben Hur e o Maestro Jetro. “Memso respaldados por uma lei municipal e uma federal, foi entendido que precisaríamos mudar o local e nos foi cedido o Cais. Nos adaptamos e montamos esquemas de trânsito e segurança”, explicou o secretário-geral do Comitê Brasileiro de Resgate do Dia Nacional de Ação de Graças (DNAG), Wilson Pires. Em 2012, participaram do dia 150 mil pessoas. Neste ano uma arquibancada e telões em led serão instalados nas proximidades para possibilitar a visualização do palco.

Seguindo a proposta de anos anteriores, os organizadores esperam recolher 250 mil quilos de alimentos não perecíveis, que estão sendo arrecadados desde abril e serão levados para as vítimas da seca em Pernambuco. Cerca de 150 mil quilos, 3 mil sacas de ração para gado e 3 mil botijões de água mineral já foram recebidos. Para contribuir, a população pode levar 1 quilo de alimento não perecível e deixar no caminhão que será instalado no Cais da Alfândega.

As doações fazem parte da campanha “Natal Sem Fome”, que receberá alimentos até o dia 20 de dezembro. O posto de doação está localizado em frente à Igreja do Parque da Jaqueira, aos sábados, sempre das 8h às 17h. Outra forma de participar é trocar de dois a quatro quilos de alimentos por uma camisa do movimento. Os postos de troca estão espalhados em supermercados e na Estação Central do Metrô, de segunda a sexta.

Dia de Ação de Graças

Comemorado na quarta quinta-feira do mês de novembro, o Dia Nacional de Ação de Graças foi oficialmente instituído no Brasil em 1949, conforme Leis Federais nº 781/1949 e nº 5.110/1966. Como resultado da articulação do Movimento de Resgate do DNAG, a data consta também no calendário oficial de Pernambuco (lei 13.745/2009) e do Recife (lei 17.620/2010).

Os veículos de grande porte que trazem caravanas para o evento poderão estacionar nas seguintes ruas: Rua da Aurora, Rua dos Palmares (após à Assembleia de Deus), Rua do Observatório, Av. Militar (extensão da Av. Alfredo Lisboa, após a Receita Federal), Av. Eng. José Estelita e no Cais de Santa Rita.

Comentários