Estiagem antecipa alerta para a dengue

A estiagem no Semiárido e o risco de surto de dengue em 69 municípios pernambucanos fizeram a Secretaria Estadual de Saúde antecipar, em dois meses, o lançamento da campanha de combate ao mosquito transmissor da doença. A ofensiva contra o Aedes aegypti está nas ruas desde ontem, com cartazes, fôlderes, propaganda em rádio e reforço nas visitas domiciliares.
"Tivemos redução de 75,73% no número de casos notificados. Foram 61.074 ocorrências de janeiro a outubro de 2012 e 14.824 este ano, no mesmo período. É um dado significativo, mas essa é nossa obrigação e a situação continua preocupante", diz o secretário de Saúde de Pernambuco, Antônio Carlos Figueira, ao fazer o lançamento da campanha, ontem pela manhã, na sede da secretaria, no Bongi, Zona Oeste do Recife.

De acordo com Antônio Carlos Figueira, a estiagem no Agreste e no Sertão obriga a população do Semiárido a armazenar água em depósitos. "Esses recipientes podem se tornar focos importantes na transmissão da doença", alerta. Numa tentativa de diminuir os riscos, o governo vai distribuir 40 mil capas, para as famílias cobrirem os vasilhames.

A campanha deste ano, batizada Vire. Guarde. Tampe., reforça, mais uma vez, a importância de se manter caixas-d´água fechadas, garrafas e potes vazios de cabeça para baixo e pneus cobertos. Os pernambucanos convivem com três tipos de vírus (1, 3 e 4) e 69 municípios apresentam risco potencial para uma epidemia, informa a diretora de Controle de Doenças e Agravos da Secretaria de Saúde do Estado, Roselene Hans.

Comentários