Deputado Gonzaga Patriota profere palestra em audiência pública sobre trânsito em Petrolina

Entre os dias 18 a 25 deste mês, tivemos a Semana Nacional de Trânsito e para comemorar e conscientizar a população de Petrolina sobre este tema, os vereadores Ibamar Fernandes (PRTB), Betão do Detran (PSL), Edilsão do Trânsito (PSL) e Zé Batista (PDT) solicitaram uma audiência pública para debater o assunto. Na ocasião, o deputado federal Gonzaga Patriota foi convidado para palestrar, já que foi secretário Nacional de Trânsito e é idealizador do atual Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O evento aconteceu nesta sexta-feira (27) na Câmara de Vereadores de Petrolina.

Para Gonzaga Patriota a solução para melhorar o trânsito é educar. “A educação e conscientização é a forma mais eficaz de combater os acidentes de trânsito. Devemos investir em palestras nas escolas, por exemplo, e não apenas nos preocupar em multar e arrecadar dinheiro”, ponderou Patriota.

Segundo o parlamentar, apesar dos trabalhos de prevenção e da Lei Seca, os índices de mortes e acidentes não têm diminuído, mas sim aumentado e fez um apelo. “Devemos aplicar a Lei de forma que realmente iniba aqueles condutores que queiram infringi-la. O respeito às leis de trânsito são instrumentos eficazes para melhorar este quadro. Além disso, a impunidade é o maior colaborador para os altos índices de acidentes e mortes no trânsito”.

O deputado ainda lembrou que o trânsito é o responsável pela terceira maior causa de mortes no Brasil. “A violência no trânsito fica atrás apenas das mortes causadas por doença do coração e doenças como o câncer”.

Sobre os radares fixos instalados pelo Dnit, Gonzaga Patriota criticou e afirmou que estes equipamentos servem apenas para arrecadar dinheiro, não contribuindo em nada para diminuir acidentes e mortes no trânsito.

“Acredito que devemos trabalhar com o objetivo de tornar o trânsito melhor, diminuindo os acidentes e fiscalizando com a intenção de educar e não apenas multar. Alguns radares foram instalados em Petrolina em locais escondidos, sem sinalização e sem a devida iluminação, desse modo os condutores não conseguem visualizá-los facilmente, essa é uma maneira lamentável de multar os condutores propositalmente”.

Entre os assuntos abordados durante o evento, estavam também as polêmicas mudanças feitas pela Prefeitura de Petrolina no tráfego de veículos no Centro da cidade e a contratação de um engenheiro de tráfego.

Estiveram presentes na audiência pública o presidente da EPTTC, Tenente Coronel Daniel Ferreira; Inspetor Chefe da Policia Rodoviária Federal, Paulo Lima; representante do Detran; representante do Pelotão de Trânsito do 5º BPM/PE, Sargento Yon, representantes do transporte complementar e das auto escolas; representante do Sindicato dos Mototaxistas, José Vicente Barbosa, além dos vereadores da casa.

Semana Nacional de Trânsito - Prevista pelo Código de Trânsito Brasileiro, este ano teve como tema “Álcool, outras drogas e a segurança no trânsito: efeitos, responsabilidades e escolhas”. O objetivo é gerar reflexão sobre as responsabilidades do cidadão no trânsito a fim de reduzir o grande número de acidentes. A temática deste ano buscou trabalhar a influência da Lei Seca na sociedade desde a sua criação, tirar o foco do produto (drogas lícitas e ilícitas) e mirar nos efeitos dos seus componentes químicos. Ter não apenas o condutor como público alvo, mas também o pedestre e o ciclista, pois eles dividem o mesmo espaço. A cada ano no Brasil mais de 42 mil pessoas perdem suas vidas no trânsito e grande parcela vítimas do uso do álcool e outras drogas.

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Comentários