Agreste recebe obras de infraestrutura hídrica.



Mais de R$ 2,4 milhões serão investidos em infraestrutura hídrica nos municípios de Lagoa dos Gatos e de Jataúba, no Agreste. Nesta sexta-feira (28) e sábado (29) o secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Aldo Santos e o secretário executivo da Agricultura Familiar, José Cláudio, assinaram ordens de serviço para a construção de 300 cisternas do tipo calçadão e perfuração e instalação de três poços. Cerca de 570 famílias serão beneficiadas.



Em Lagoa dos Gatos, quatro comunidades serão contempladas com a implantação de 125 cisternas de 52 mil litros, destinadas à manutenção da produção e um poço artesiano para o abastecimento através de chafariz. Em Jataúba, serão construídas 175 cisternas calçadão e duas associações comunitárias receberão dois poços. Foram distribuídas também 385 caixas d’água de mil litros e filtros. As assinaturas dos documentos aconteceram nas comunidades de Igarapé Açu e Jacu, respectivamente.



De acordo com Aldo Santos, a universalização do acesso à água tem sido tratada como prioridade. “O Governo Estadual tem realizado um trabalho importante de estruturar e levar água para todo o semiárido pernambucano”, destacou Santos. Para a agricultora e presidente da Associação dos Trabalhadores Rurais de Igarapé Açu, Carolina Gomes, de 69 anos, com as obras a distância para se conseguir água será encurtada.



“Essas cisternas caíram do céu. Com a seca, a gente chega a andar de 5km a 6km para achar água”, afirmou a agricultora, que pretende ampliar a plantação de feijão e milho.  Já o professor, Paulo Geraldo, 28 anos, um dos beneficiados com a entrega de caixas e filtros d’água, salienta a importância de se ter um local próprio para armazenar o líquido. “Minha mãe é agricultora e quando chovia, guardamos a água em baldes e bacias, que muitas vezes eram insuficientes”, revelou o jovem.



Segundo o secretário executivo, José Cláudio, além da cisterna calçadão, poços e doação de reservatórios para armazenar água, outros projetos de infraestrutura hídrica estão sendo desenvolvidos, como a cisterna de 16 mil litros, que garante água para o consumo humano. As ações são da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária - SARA, por meio da Secretaria Executiva da Agricultura Familiar – SEAF/PRORURAL e contam com a parceria do Ministério do Desenvolvimento Social – MDS.


Assessoria de Comunicação - Secretaria Executiva da Agricultura Familiar - Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária

Comentários