Dólar opera em alta nesta sexta-feira, mesmo após aumento dos juros.

O dólar comercial opera em alta nesta sexta-feira (31), mesmo após o Banco Central ter surpreendido o mercado ao elevar a Selic, taxa básica de juros da economia brasileira, para 8% ao ano na noite de quarta-feira (29). O mercado especula se a autoridade monetária intervirá para impedir que o dólar continue a subir, evitando pressões inflacionárias adicionais.
 A moeda norte-americana subia no exterior nesta sessão, diante do movimento de aversão ao risco nas praças financeiras internacionais.Perto das 11h10, o dólar subia 1,38%, para R$ 2,1428 na venda. Veja a cotação.Na quarta-feira, a moeda encerrou em alta de 1,90%, cotada a R$ 2,1136.
"A alta (do dólar ante o real) de hoje condiz com a valorização da divisa em relação a outras moedas no mundo", afirmou o gerente de análise da XP Investimentos, Caio Sasaki, acrescentando que a recente valorização de Wall Street evidencia uma saída de capital de emergentes para outros mercados.
O dólar avançava de forma generalizada no exterior diante de um movimento de aversão a risco nesta sessão. A divisa vem se valorizando recentemente devido a preocupações de que o Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos, diminua seu programa de estímulo monetário --o que reduziria a oferta de dólares no mercado.
A disputa entre agentes do mercado pela formação da taxa Ptax, que é usada com referência na liquidação de diversos contratos de câmbio e derivativos, também colaborava para a valorização da divisa, segundo o superintendente de câmbio da Advanced Corretora, Reginaldo Siaca.
No entanto, ele ponderou que após o fechamento da taxa, que acontece por volta das 13h, a valorização do dólar poderá perder força devido à decisão do Banco Central de elevar a Selic em 0,50 ponto percentual, acima do que a maioria do mercado de juros apostava.
Em decisão unânime, o Comitê de Política Monetária (Copom) endureceu o combate à inflação e acelerou o ritmo de alta da Selic, elevando-a em 0,50 ponto percentual, acima do que a maioria do mercado de DI apostava.

Fonte: G1.

Comentários