Tri inédito ou 40ª taça para o Santa Cruz.

A terceira decisão consecutiva entre Sport e Santa Cruz pode dar aos rubro-negros a 40ª taça de campeão estadual e aos tricolores o inédito tricampeonato seguido em cima do maior rival. Até hoje, os corais foram tri duas vezes, em 1931/32/33 e em 1969/70/71 (ganhou também em 1972 e 73 e foi penta), mas em nenhuma delas derrotou o Sport três vezes seguidas na final.
Para o Leão, ganhar o campeonato deste ano significa recuperar a hegemonia local em grande estilo, chegando a marca redonda de 40 taças de campeão estadual. Meta interrompida pelo Santa em 2011 e 2012. Por isso, o triunfo este ano também serve para recuperar a auto-estima do torcedor rubro-negro, que vem sendo alvo de gozação dos tricolores nos dois últimos anos.
Sport e Santa Cruz chegam para esta decisão sem favoritismo de um sobre o outro. Apesar de estar um degrau acima do rival no cenário nacional, o Sport (Série B) não apresentou um futebol tão superior, que o credenciasse como tal. E vice-versa. Na verdade, tanto rubro-negros como tricolores cresceram dentro da competição a medida em que o Náutico caía de rendimento.
No Leão, a subida está diretamente ligada à chegada do treinador Sérgio Guedes, contratado para substituir Vadão. Após o fiasco na Copa do Nordeste, quando foi eliminado nas quartas de final pelo Campinense, na Ilha, e o mau começo no Estadual, Vadão deixou o clube. Com Sérgio Guedes, o Sport ainda não perdeu, contabilizando compromissos pelo Campeonato Pernambucano e pela Copa do Brasil.
O Leão foi o primeiro colocado na fase classificatória (2º turno) e ganhou o direito de realizar a segunda partida na Ilha do Retiro. No entanto, sempre é bom lembrar que existe a possibilidade de uma partida extra para se conhecer o campeão (caso as duas equipes empatem no número de pontos durante o confronto), jogo que ainda não tem local definido pela FPF.
No Santa Cruz, o crescimento se deu a partir do momento em que o técnico Marcelo Martelotte, que resistiu à eliminação em casa para o Fortaleza, na Copa do Nordeste, definiu o esquema 4-5-1. Contratado já com o certame em andamento, o meia Raul se entendeu muito bem com Renatinho e Natan. Quando um dos dois fica ausente, o jovem Jefferson Maranhão vem dando conta do recado, não sendo preciso alterar o plano tático.

HISTÓRIA
Sport e Santa Cruz já decidiram 22 campeonatos pernambucanos – veja quadro ao lado. A vantagem é leonina, 12x10. Mas o último triunfo rubro-negro foi em 2006, naquela final histórica, decidida apenas nos pênaltis.
O tricolor diminiu bem a diferença no confronto direto em finais ao bater o rival nos dois últimos anos, sendo em 2012, o duelo decisivo realizado na Ilha do Retiro.


Fonte -Marcos Leandro

Comentários