Fim de semana foi de chuva forte em todo o Estado.

 / Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem/Arquivo
Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem/Arquivo

As chuvas voltaram a cair em boa parte do Estado de Pernambuco neste fim de semana e continuam com força nesta segunda-feira (29). A precipitação foi intensa em cidades do Litoral, da Zona da Mata e do Agreste. As chuvas também chegaram ao Sertão, embora com menos intensidade. Esse é um alento para o povo do Estado que vem sofrendo com a seca e o baixo nível dos reservatórios de água. A previsão é que as chuvas devem permanecer até a próxima quarta-feira (1º), segundo o Instituto de Metereologia de Pernambuco (Inmet).
"A grande precipitação registrada nesse fim de semana é resultado do fenômeno meterológico chamado de Ondas de Leste. O clima no Oceano Atlântico está favorável à ocorrência desse evento, por isso outras ondas devem se formar nas próximas semanas", explica a metereologista Francis Lacerda.
A previsão é de que esta onda se abrande no meio desse semana, mas que outra chegue ao Estado no próximo fim de semana. Segundo Francis, cada onda dura aproximadamente 4 dias e uma nova pode se formar depois de 7 dias. O fenômeno vai levar chuvas a boa parte da região Nordeste, desde o Rio Grande do Norte até Pernambuco.
De acordo com Francis Lacerda, as chuvas no Estado vão se concentrar na Zona da Mata Sul nos próximos dias. Desde sábado, choveu forte no Litoral Norte, na Zona da Mata Norte e no Agreste Setentrional. Recife, Olinda, Garanhuns, Caruaru, Sanharó, Arcoverde e Salgueiro são algumas das cidades que registraram grandes índices de precipitação nos últimos dias.
A Companhia Pernambucana de Saneamento está analisando o nível dos reservatórios do Estado depois das chuvas desse fim de semana e deve divulgar um balanço ainda nesta segunda-feira (29).
GRANDE RECIFE - Na Região Metropolitana do Recife, as fortes chuvas que caíram deixaram ruas alagadas e provocaram a queda de árvores. O trânsito, normalmente caótico, ficou pior.

Fonte - JC Online

Comentários