Chuvas, raios, trovões, queda de energia e semáforos desligados no Recife.

Depois de um fim de semana chuvoso, a Região Metropolitana do Recife amanheceu nesta segunda-feira (29) com o tempo nublado, sendo tomada por chuvas intensas no decorrer da manhã, acompanhadas de raios e trovões. A precipitação provocou queda de energia e o consequente desligamento de semáforos em diversas avenidas, além de muitos pontos de alagamentos e problemas no trânsito. Motoristas e pedestres devem ter cautela e paciência.
Segundo a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), desde as 6h da manhã, 20 semáforos foram desligados por falta de energia. Destes, 10 já tiveram seu funcionamento reestabelecido. Sete equipes da companhia estão nas ruas para concertar os demais. Às 10h50, os trechos com semáforo ainda sem funcionar e que recebem atendimento são os da avenida Cruz Cabugá, da Mário Melo, da Conde da Boa Vista com a Sete de Setembro, da avenida Boa Viagem com a Armindo Moura e a Dantas Barretos com a Siqueira Campos.
Segundo as Coordenadorias de Defesa Civil do Recife, nesta manhã não houve registros de quedas de barreiras, assim como desalojados e/ou desabrigados. Em Paulista, foi registrada a maior incidência de precipitação, com 55,1 milímetros de água, seguido pelo bairro de Ouro Preto, Olinda, com 43,5 milímetros, e 39,6 milímetros no Alto da Bondade. No Recife, foram 25,8 milímetros de chuva. Foi realizada apenas uma vistoria de risco de desabamento de barreira no Córrego da Jaqueira; além de reposição de lonas e duas solicitações de cortes de árvores. Em Palmares, houve a queda de um muro de arrimo, no bairro do São Francisco, que não provocou danos.
Segundo a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), na manhã desta segunda-feira (29), foi registrado um maior número de chamados no Grande Recife do que o normal. Com a intensificação das precipitações, a concessionária reforçou em 60% o número de equipes de prontidão. A maioria dos casos está relacionada a interferências de árvores na rede elétrica. Para agilizar o atendimento, a companhia pede aos clientes que, durante a comunicação de falta de energia, tenham sempre à mão o número do contrato. 
Previsão do tempo
A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para o Estado é de tempo nublado com pancadas de chuvas e períodos de melhoria no leste, nos próximos dias. Nas demais áreas o tempo estará nublado e parcialmente nublado com chuva fraca. A temperatura máxima deverá chegar a 33 graus e a mínima a 16 graus. Já para o Recife, nesta segunda-feira (29), o tempo deverá ser nublado a parcialmente nublado com chuvas esparsas, com temperatura máxima de 31 graus e mínima de 23 graus.
Já a previsão da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) é que até a próxima sexta-feira as precipitações sigam a tendência do fim de semana, porém com chuvas mais fracas. Nos últimos dias a capacidade do reservatório de Pirapama, no Cabo de Santo Agostinho, subiu de 13% para 24%, já o de Duas Unas, em Jaboatão, passou de 21% para 33%, enquanto o de Várzea do Una, em São Lourenço da Mata, aumentou de 23% para 31%.

Fonte - Danúbia Julião e Wellington Silva, da Folha de Pernambuco

Comentários