POLÊMICA: “Serra já deveria ter uma estátua de Lampião”, diz secretário de Cultura.

 


O secretário de Cultura e Turismo de Serra Talhada, Anildomá Souza, reacendeu a polêmica em torno da construção de uma estátua de Virgolino Ferreira da Silva (Lampião) na Capital do Xaxado. Durante entrevista a uma rádio local, nesta terça-feira (29), o secretário respondeu a pergunta de um ouvinte sobre o assunto. “Serra Talhada já deveria ter uma estátua de Lampião”, defendeu Anildomá Souza, informando ainda que a Fundação Cultural Cabras de Lampião (FCCL) já está projetando uma estátua para ser exposta na Estação do Forró.
“Será uma estátua em tamanho natural, com cerca de dois metros. Muitas cidades já possuem este monumento. Inclusive, Nova Jerusalém, no agreste do estado”, confirmou. Apesar de defender a construção de uma estátua em homenagem ao “Rei do Cangaço”, Domá – como é mais conhecido – fez questão de reforçar que isto não é o mais importante. “Precisamos vender as potencialidades turísticas de Serra Talhada. Aqui também temos o turismo de negócios e a nossa cultura. A estátua seria mais um atrativo turístico”, avaliou.
A polêmica em torno de uma estátua de Lampião nas praças de Serra Talhada nasceu em 7 de setembro de 1991, após o resultado do plebiscito realizado pela Fundação Casa da Cultura, que considerou Lampião como ‘herói’ por 76% dos votantes. Na época, 2.289 pessoas participaram da eleição que foi acompanhada pela Justiça Eleitoral. Em seguida, o debate em torno da estátua foi travado, de forma apaixonada, por adversários e simpatizantes de Virgolino Ferreira da Silva. (Blog Farol de Notícias)

Fonte: Portal Belmonte.

Comentários