Concurso público e o sonho da estabilidade financeira.

É cada vez maior a quantidade de pessoas interessadas em concursos públicos. Conseguir estabilidade financeira é a meta de qualquer trabalhador. Boa remuneração, estabilidade do emprego público, oferta de benefícios, como por exemplo, auxílio alimentação, saúde e transporte. Nos dias atuais, todos esses objetivos, é o que a maioria das pessoas deseja alcançar.
O concurso público é uma ótima oportunidade de ascensão no mercado de trabalho, através dele conquistamos um cargo bem remunerado e de estabilidade garantida. Muitas pessoas optam pelo funcionalismo público, por isso, as provas classificatórias são cada vez mais difíceis e de grande concorrência.
Para conquistar a tão sonhada vaga nos concursos públicos, é preciso organização, foco, disciplina, treino, investimento e, principalmente, estudar bastante.  Para isso muitas pessoas estão retornando para as salas de aula, na busca de uma melhor preparação.
Caso não tenha condições de investir em cursos preparatórios, hoje através da internet é possível encontrar material para os mais diferentes concursos, blogs e sites especializados nesta área, disponibilizam por meio grátis ou venda, os materiais necessários.
O balanço de um dos concursos de nível médio realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de geografia e Estatística), no ano passado, contou com mais de 900 candidatos por uma vaga e,  detalhe, essas vagas eram de emprego temporário, por dois anos. A remuneração era inferior a dois salários mínimos. Apesar de exigir apenas o 2° grau, a prova foi feita por muitas pessoas com curso superior; pós-graduadas e outras formações.
Pode-se observar, também, que em busca de estabilidade financeira para pagar cursos superiores e, de tempo livre para se dedicarem aos estudos, jovens brasileiros têm optado por concursos públicos, antes mesmo de prestarem o vestibular.
O serviço público é também uma alternativa para quem está desempregado ou que já está com mais de 40 anos e vê o mercado profissional se fechar cada vez mais. Se a opção é voltar ao batente o mais rápido possível, os concursos que exigem apenas formação em ensino médio são os mais indicados.
Quem se dispõe a buscar um emprego público precisa estar consciente de que é um caminho difícil, de grande concorrência e que exige muita disciplina e dedicação e, ainda, considerar se vale a pena abdicar, em alguns casos, da vocação profissional para se ter estabilidade.
Optar pelo serviço público ou por uma carreira autônoma, na iniciativa privada, qualquer que seja a decisão, é muito importante estar feliz naquilo que faz. É buscar sempre a própria evolução e enfrentar novos desafios, todos os dias e, dessa forma, se aproximar, ao máximo, do chamado emprego dos sonhos. 

GONZAGA PATRIOTA, Contador, AdvogadoAdministrador de Empresas e Jornalista. Pós-Graduado em Ciência Política e Mestre em Ciência Política e Políticas Públicas e Governo e Doutorando em Direito Civil, pela Universidade Federal da Argentina. É Deputado desde 1982.
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Comentários