Velocidade gera maior índice de multas no Estado.

“A velocidade pode mudar histórias. Não exceda os limites, preserve a vida”. O tema da Semana Nacional de Trânsito, que começou nesta terça-feira, não poderia se adaptar melhor à realidade de Pernambuco, Estado onde o desrespeito aos limites de velocidade é responsável pelo maior índice de multas geradas de janeiro a agosto de 2012. Nos oito primeiros meses deste ano, 27% das infrações de trânsito flagradas em Pernambuco correspondem a casos de excesso de velocidade. Em segundo lugar, aparece o avanço de sinal, problema frequentemente captado pelas câmeras da CTTU espalhadas pela cidade.
                     
A programação especial da semana no Estado se estende até a próxima terça-feira e prioriza a educação infantil para o trânsito. O resultado da inserção do tema nas escolas municipais, estaduais e privadas durante o último ano será apresentado em diversas oportunidades até o encerramento da campanha. Desta quinta-feira até sábado, uma feira de educação de trânsito funciona na Avenida Boa Viagem, em terreno próximo ao Hospital da Aeronáutica. O evento vai contar com exposições, apresentações culturais, aulas de pilotagem defensiva e aulas de mecânica básica. As ações, promovidas pelo Detran-PE, estão marcadas para o período entre 10h e 17h.
Nesta terça-feira, durante a abertura dos eventos, a Escola Pública de Trânsito, situada na sede do Detran, na Iputinga, Zona Oeste do Recife, recebeu o antropólogo brasileiro Roberto DaMatta, que discutiu o tema de seu mais recente livro Fé em Deus e Pé na Tábua - Ou Como e Por que o Trânsito Enlouquece no Brasil. Na obra, o autor busca nas origens e desenvolvimento da sociedade brasileira as causas para a desorganização do trânsito no País.
A Prefeitura do Recife direciona ações aos estudantes matriculados na rede municipal de ensino. “Dê preferência à vida, segurança é na faixa” é o título da peça teatral que circula nas escolas situadas na capital desde o retorno do segundo semestre letivo. “Sabemos que as crianças entre 5 e 10 anos são vulneráveis a acidentes porque muitas vezes elas se deslocam para as escolas sozinhas, a pé, ou de bicicleta. Queremos que as novas gerações saibam respeitar as regras de trânsito e tenham consciência de seus direitos”, afirma o gerente de educação para o trânsito da prefeitura, Francisco Irineu.
                      

Comentários