Ações das Semanas de Direitos Humanos chegam ao Sertão do Pajeú.

Dentre as atividades a serem realizadas destaque para a emissão de documentação básica por meio do Balcão de Direitos.
           
De 21 a 25/05, as Semanas de Direitos Humanos chegam ao Sertão do Pajeú, terceira região do Estado a receber as ações após passar pelo Agreste Meridional e o Sertão do Moxotó.  A ação é uma realização da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSDH), por meio da Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos (SEJUDH).

Atuando no desenvolvimento de atividades de fortalecimento dos Direitos, a iniciativa visa interiorizar e integrar as ações da secretaria, reforçar as bases com as redes parceiras, estimulando o debate com a sociedade civil nas 12 RD’s do Estado com foco na divulgação do Plano Nacional de Direitos Humanos III (PNDH III) e atualização do plano estadual.

Inseridas na programação do Pajeú estão à realização de palestras, oficinas, visitas de sensibilização e apresentação de todos os programas vinculados à SEJUDH. Destaque para o Balcão de Direitos, que estará no dia 24/05 (quinta-feira), das 08h às 13h, na Casa de Cultura do município de Tuparetama.

Na ocasião, as pessoas poderão dar entrada na 2 via da certidão de nascimento e casamento; na 1 e 2 via da carteira de trabalho e na carteira de identidade (RG).

Ao longo da Semana serão desenvolvidas atividades junto a conselhos de idosos; agentes de defesa social; juventude; movimento LGBT; povos tradicionais; polícias e órgãos de segurança; conselhos tutelares; prefeituras; câmaras municipais e momentos com a sociedade civil.

Todas as atividades serão amplas e nos mais variados âmbitos sociais, todas ocorrendo simultaneamente ao longo das semanas que receberão a iniciativa.

De acordo com o Secretário Executivo de Justiça e Direitos Humanos, Paulo Moraes, as semanas propõem a articulação em âmbito regional das discussões, atuando junto aos municípios, atendendo e cumprindo de fato o papel do Estado.

“Queremos com estas ações irmos de encontro ao servidor, ao militante, ao usuário. Temos clara a concepção de reparo, de procurarmos uma maior efetividade em nossas ações não somente na RMR. Nosso objetivo é ampliar o alcance dos nossos serviços, partir para o interior formando e capacitando nossos parceiros no atendimento ao cidadão”, completou.

As semanas ocorrerão de Abril a Setembro de 2012 nas 12 Regiões de Desenvolvimento de Pernambuco, quais sejam: Agreste Meridional; Sertão do Pajeú; Sertão do Moxotó; Agreste Central; Agreste Setentrional; Sertão do São Francisco; Sertão do Araripe; Sertão de Itaparica; Sertão Central; Mata Sul; Mata Norte e finalizando a programação com o seminário em Recife. Serão mais de 100 ações em todo o Estado, totalizando 60 municípios contemplados.

Seminário Regional – Intitulado Pernambuco e o Plano Nacional de Direitos Humanos III (PNDH III), os seminários regionais irão ocorrer ao término de cada semana de atividades. A proposta para 2012 é focar o PNDH III para estabelecer debate com a sociedade civil e representantes de órgãos estatais locais para fortalecer e estimular a defesa dos Direitos Humanos nas RDs e  preparar  este  público  para  a  próxima conferência estadual.

O próximo seminário ocorrerá no dia 25/05, das 08h às 17h, na Faculdade Integração do Sertão (FIS). Ao todo serão 12 seminários culminando em setembro no Recife.

Serviço:

Semanas de Direitos Humanos e o Seminário Regional: Pernambuco e o Plano Nacional de Direitos Humanos III (PNDH III)

Datas:

Agreste Meridional – 23 a 27 de AbrilSertão do Moxotó – 07 a 11 de Maio
Sertão do Pajeú – 21 a 25 de Maio
Agreste Central – 04 a 08 de JunhoAgreste Setentrional – 09 a 13 de Julho
Sertão do São Francisco – 23 a 27 de Julho
Sertão do Araripe – 06 a 10 de Agosto
Sertão de Itaparica – 20 a 24 de Agosto
Sertão Central – 03 a 06 de Setembro
Mata Sul – 10 a 14 de Setembro
Mata Norte – 17 a 21 de Setembro
Seminário Recife (RMR) – 26 de Setembro

Seminários Regionais:

Garanhuns – 27 de Abril
Arcoverde – 11 de Maio
Serra Talhada – 25 de Maio
Caruaru – 08 de Junho
Limoeiro – 13 de Julho
Petrolina – 27 de Julho
Araripina – 10 de Agosto
Floresta – 24 de Agosto
Salgueiro – 06 de Setembro
Vitória de Santo Antão – 14 de Setembro
Carpina – 21 de Setembro
Recife – 26 de Setembro

Pedro Pinheiro

DRT/PE - 4901
Assessor de Imprensa e Comunicação
Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos - SEJUDH

Comentários