Estiagem: Prefeitos do Pajeú assinam carta aberta com destino ao Palácio.

Em Afogados da Ingazeira, ontem quinta (26), na sede do CIMPAJEÚ, prefeitos de Flores, Calumbi, Carnaíba, Iguaracy e Quixaba, assinaram uma carta aberta, que tem destino ao Palácio do Campos das Princesas, que em seu teor, sugere ao Governador Eduardo Campos, a participação direta das prefeituras, no plano emergencial anunciado, na quarta (25), por Ranilson Ramos, no combate a sêca.
O prefeito do município de Flores, Marconi Sanatana (PTB), (foto 10) que provocou o encontro, defendeu a união da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Pernambuco (FETAPE), junto às prefeituras, governo do estado, defesa civil, Educação e Ação Social, no intuíto de parceria, e não de ser o órgão prioritário na ação. Marconi justificou seu posicionamento argumentando que, quando o problema se agrava, a população procura o gestor do município, e não os sindicatos.
O trabalhista ainda destacou que a ação para minimizar a falta de água, tem que ser rápida e eficaz, colocando em pauta a sugestão de se adquirir caixas de águas de 10 mil litros.
“Se a preocupação é resolver o problema de falta de água, temos que empreender ações rápidas. Uma cisterna de placa demora ai, uns 30 a 40 dias pra ficar pronta pra uso. Quem está com sede não pode esperar. A compra de caixas de águas de 10 mil litros, resolve o problema de forma rápida e a custo de cerca de R$ 900”, sugeriu Marconi.
Anchieta Patriota (PSB) (foto3) defendeu a aproximação com os sindicatos, por estarem mais próximo do povo, e disse que a preocupação é justa.
“Caixa de água é mais fácil de resolver o problema com economicidade”, disse.
O Coordenador do CIMPAJEÚ, Albérico Rocha (PR),(foto1) sugeriu um encontro na próxima sexta, com o Secretário de Agricultura e Reforma Agrária do Estado, Ranilson Ramos, que estará na região por dois dias.

SOBRE AÇÃO DO GOVERNO DO ESTADO

Para amenizar os efeitos da seca, que em Pernambuco já atinge 300 mil pessoas, o governo estadual anunciou na quarta-feira (25) ações emergenciais: ampliação da oferta de carros-pipa de 590 para 800 e ativação de mil poços artesianos.
Também serão recuperados outros 400 poços, distribuídas 1.300 toneladas de sementes de milho e criado um fundo de financiamento para compra de ração animal.
As medidas foram divulgadas pelo secretário estadual de Agricultura e Reforma Agrária, Ranilson Ramos, durante reunião com agricultores da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Pernambuco (Fetape), em Serra Talhada, no Sertão. Segunda-feira passada (23), a presidente Dilma Roussef garantiu liberar R$ 2,723 bilhões para obras e ações no Nordeste por causa da seca.
Por Júnior Campos

Comentários