Profissionalização, capacitação e educação, se associam.

O desenvolvimento econômico e social de qualquer país, passa pela formação e capacitação de profissionais para o desenvolvimento de soluções inovadoras. No Brasil as estatísticas ainda mostram que a desigualdade mantém-se como um estigma, principalmente nas regiões Norte e Nordeste do país.
O crescimento da economia brasileira e a demanda por bons profissionais estão em alta, há empregos disponíveis, mas o que as empresas buscam são trabalhadores capacitados, porém, este é um grande desafio em todos os setores.
Os empregadores brasileiros da construção civil, indústrias, serviços em geral, e tantos outros empreendedores, reclamam, com muita razão, da falta de pessoal capacitado e qualificado para o mercado de trabalho.
A falta de mão de obra qualificada não é apenas de profissionais de nível médio como: mecânico, soldador, pedreiro e tantos outros. Hoje é mais de engenheiro, pesquisador, cientista, médico e doutores em geral, além de outros de graus superiores.
A expansão do ensino superior e da educação profissional e tecnológica no país, ocorrida nos últimos cinco anos, é importantíssima, mas, isso só acontecerá com qualidade, se a educação básica for efetivamente melhorada, o que implica a valorização do magistério, o aumento dos recursos para esse nível educacional e, a profissionalização da gestão escolar ligados na construção de um Sistema Nacional de Educação.
Observando esse atraso de décadas nessa área, é que o ex-presidente Lula lançou o Plano de Expansão da Rede Federal de Educação Superior e Profissional que prevê a criação, até 2014, de mais quatro Universidades Federais, com 47 Campus Universitários e 208 Unidades de Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia que oferecerão mais 850 mil vagas nesses estabelecimentos.
O Estado de Pernambuco será contemplado com um Campus da Universidade Federal Rural, em Garanhuns e mais nove IFs – Institutos Federais, inclusive dois na região sertaneja, sendo um em Santa Maria da Boa Vista e outro em Serra Talhada. Essas escolas atenderão, também, aos desafios globais de qualificação técnica e profissional que o Brasil tanto precisa.

GONZAGA PATRIOTA, Contador, Advogado, Administrador de Empresas e Jornalista, Pós-Graduado em Ciência Política e Mestre em Ciência Política e Políticas Públicas e Governo e Doutorando em Direito Civil, pela Universidade Federal da Argentina.

Aline Benevides
Assessoria de Comunicação - Deputado Federal Gonzaga Patriota (PSB/PE)

Comentários