Secretaria de saúde de Serra Talhada, retifica e esclarece repasse da saúde.


A Secretária de Saúde disse ter estranhado o teor da matéria publicada em blog local no qual informa que “ a fatia do bolo da saúde vai apenas para 2 clínicas de Serra Talhada”, segundo Socorro Brito, Secretária Municipal de Saúde, tal informação no mínimo induz a erros, já que informa de maneira incompleta a questão dos repasses do SUS  para o município.
            Segundo Brito, sua Secretaria é a reguladora dos internamentos na rede credenciada ao SUS no município, e obedece rigorosamente os princípios do SUS que são: universalidade,eqüidade,integralidade,regionalização e hierarquização.
Sendo  a regulação  feita diariamente,com autorizações, visitas e acompanhamento de todos os internamentos de pacientes.
            Os repasses financeiros informa a Secretária, são efetuados de acordo com a produção das unidades, observando-se a capacidade instalada de cada uma conforme pactuado em PPI  com alocação de recursos para cada município.
Portanto enquanto gestores do SUS jamais poderemos beneficiar qualquer conveniado independente de facção política o que feriria todos os princípios do SUS.
Nós somos gestores do SUS e não de hospitais privados.
            Cabe a Secretaria de Saúde do Município cumprir rigorosamente o que já foi pactuado entre os gestores municipais e estaduais.
            Para o  Município, a clínica Psiquiátrica e a Clinica São Vicente são duas unidades distintas, prestando cada uma serviços distintos, independente de pertencerem ao mesmo grupo empresarial.
            Conforme esclarece José Alves, Secretário Adjunto de Saúde, Serra Talhada é uma cidade pólo e são encaminhados para as unidades da cidade pacientes  de 58 municípios para tratamento psiquiátrico, e mais pacientes de 37 municípios para clínica médica, obstretícia, pediatria, cirurgia, etc.
            “Os números falam por si” garante Socorro Brito, informando que do montante destinado para o município pelo SUS para pagamento das despesas de internamentos hospitalares, aproximadamente 6% foi para a Casa de Saúde Clotilde Souto Maior, 8% para a Clínica São Francisco, 17% para Maternidade São Vicente, 19% para o Pronto Socorro São José e 29% para Clínica Psiquiátrica, ficando o restante, 21%(os percentuais podem variar de acordo com o número de procedimentos realizados), para serem utilizados em procedimentos ambulatoriais.
            O secretário Adjunto, José Alves faz questão de frisar e ratificar que tudo obedece a critérios de capacidade instalada de cada unidade de saúde, e volta a lembrar que se a “fatia”, como nominou o blog, “é maior para a Clínica Psiquiátrica, é porque ela é a única em toda região, é uma clínica de referência que atende 58 municípios”.
            Segundo Socorro Brito, as ações de sua Secretaria são seguidas de transparência e seriedade, trabalhando de forma articulada e transparente com o controle social.


Tarcisio Rodrigues
Assessor de Imprensa do Governo Municipal

Comentários