Morre ex-deputado José Mendonça.

O ex-deputado federal pernambucano José Mendonça faleceu no início da tarde de hoje aos 75 anos, vítima de infecção generalizada após 22 dias internado em tratamento de uma cirurgia de câncer no intestino.
Ele morreu em São Paulo, onde estava hospitalizado no Sírio-Libanês, para onde foi levado dez dias depois de passar por cirurgia no Recife. José Mendonça era pai do ex-governador do Estado Mendonça Filho. Pela morte de José Mendonça, o governador Eduardo Campos decretou luto oficial de três dias.
O corpo de José Mendonça Bezerra está sendo velado na Assembleia Legislativa de Pernambuco, no Recife, até o fim da tarde. Depois será levado para velório em Belo Jardim, onde José Mendonça nasceu e iniciou a carreira política.
Mendonção, como era conhecido entre os colegas políticos, exerceu oito mandatos de deputado federal e três de deputado estadual. Formado em direito, ele começou a vida pública em 1966 com deputado estadual.
Em 44 anos de vida pública, ele só não realizou o sonho de terminar a carreira  política na Prefeitura de Belo Jardim. Pela primeira vez na planície desde 1967, o ex-deputado pelo DEM preparava-se para ser o candidato à sucessão de Marco Coca-Cola, companheiro de partido, quando a doença o venceu, hoje.  
* José Mendonça Bezerra nasceu em Belo Jardim, em 1936, numa família humilde. Filho de João Bezerra Filho e Teresa Bezerra de Mendonça começou a trabalhar cedo para custear seus estudos. Aos 27 anos formou-se em Direito pela Faculdade de Direito de Pernambuco. Começou a vida pública em 1966, como deputado estadual, logo na primeira eleição parlamentar após o início do período militar.  Na Assembleia Legislativa de Pernambuco, conviveu com homens públicos como Miguel Arraes de Alencar, de quem veio a se tornar amigo.  

Após três mandatos como deputado estadual, trabalhando pelo desenvolvimento de Pernambuco, em especial dos municípios de sua base eleitoral no Agreste, José Mendonça disputou seu primeiro mandato para a Câmara dos Deputados.  Chegou na Câmara em 1979, em pleno processo de abertura, onde exerceu 8 mandatos durante 34 anos. Ao longo deste período, viveu um dos períodos mais ricos da história política recente do País, como a elaboração da nova Constituição, promulgada em outubro de 1988, e a eleição presidencial de 1989.

Em 1994 demonstrou força eleitoral ao lançar-se candidato à reeleição, ao mesmo tempo em que lançou seu filho Mendonça Filho para deputado federal. Os dois se elegeram. Neste mesmo ano, idealizou de uma articulação política mudaria a história política de Pernambuco, ao unir PFL e PMDB, então adversários históricos. Por causa disso, ficou conhecido como o pai da aliança União por Pernambuco que, quatro anos depois, conseguiria eleger Jarbas Vasconcelos governador, derrotando Miguel Arraes. Político hábil é conhecido na política como Baraúna do Agreste.

Após 34 anos de mandato federal, José Mendonça decidiu, na eleição de 2010, não mais disputar o mandato. Casado com Estefânia Moura teve seis filhos:  Mendonça Filho, Isabela, Andre, Carla, Danilo, Pedro. 
Fonte -http://www.itapuamafm.com.br  

Comentários